“4º onda” parece nome de filme, mas é a nova Revolução Industrial!

A história da humanidade sempre foi marcada por Revoluções: no século 18 foram as máquinas a vapor; no século 19, as novas fontes de energia, como o petróleo, que mudaram as indústrias; nos anos 90 os computadores nasceram.

Todas essas Revoluções Industriais tiveram algo em comum: elas transformaram o mundo.

No século 21, estamos passando por mais uma Revolução Industrial. Ela é baseada na coleta e na análise de dados. Mais especificamente, na transformação de dados analíticos em inteligência.

Hoje em dia temos mais dispositivos conectados a internet do que pessoas, o relógio que usamos, os carros que dirigimos e até mesmo a geladeira da nossa casa, estão conectados e conseguem captar nossas preferências, gostos e costumes.

As empresas têm usado essas informações  para criar uma relação mais direta e amistosa com o seu público alvo, facilitando a interação e promovendo grandes resultados rapidamente.

A 4º Revolução Industrial, assim como as outras, chegou para transformar o mundo  com seus dados e algoritmos. Ela promete não apenas analisar, mas gerar novos serviços, produtos, empregos e insights a partir de todas as informações coletadas.

industria-4.0-fia-o-que-e-consequencias-impacto.jpg
Maiara Paiva